História-do-Nintedo 64


Bookmark and Share

9 comentários:

Emula+ disse...

Fabricante Nintendo
Tipo Console de videogame
Geração Quinta geração
Data(s) de
Lançamento 23 de Junho de 1996(Japão)
29 de Setembro de 1996 (Estados Unidos)
1 de Março de 1997 (Europa)
CPU R4300i 64bit, clock: 93.75 MHz, 125MIPS
Mídia Cartucho
Controladores Gamepad
Serviço online não tem
Unidades vendidas 32 milhões
Jogo mais vendido The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Predecessor Super Nintendo Entertainment System
Sucessor GameCube

Emula+ disse...

O Nintendo 64 (N64) é o quarto video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo.

Lançado em 23 de Junho de 1996 no Japão e em 29 de Setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas dois títulos de lançamento: Super Mario 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de Março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartuchos (chamados pela Nintendo de "Game Packs"), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos.

O console foi anunciado em 1993 com o codinome "Project Reality". Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 [1], tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (apenas 5 meses antes do lançamento).

Considerado inovador na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics, o que possibilitou gráficos de qualidade inédita com profundidade de cor de até 32 bits. O Nintendo 64 também contava com um avançado processador de áudio, o que permitu a alta qualidade da trilha e efeitos sonoros, também inéditos na história dos consoles.

Toda essa complexibilidade tinha seu preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o GameCube.

Emula+ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emula+ disse...

Jogos
O Nintendo 64 foi o último console doméstico a fazer uso de cartuchos de memória ROM, enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM em seus consoles. As principais vantagens eram a velocidade de acesso, já que as taxas de transferências na leirura de um chip de ROM são muito maiores do que as de um CD-ROM e a segurança, pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.

Entretando, o custo de produção dos cartuchos era maior do que o dos CD-ROMs e a capacidade de armazenamento era menor, o que praticamente impossibilitava a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos. O jogo Resident Evil 2 foi uma das poucas exceções, pois além de um chip de ROM de 512 Mb, utilizava uma tecnologia especial de compressão de dados que permitiu que diálogos e vídeos fossem incluídos, embora em menor qualidade em relação às versões para outros consoles que utilizavam CD-ROM.

A decisão de continuar a utilizar cartuchos espantou antigos parceiros, como a Square (responsável pelos jogos da série Final Fantasy), que passou a trabalhar com o PlayStation.

Os jogos da Nintendo que mais tiveram sucesso foram:

* Super Mario 64
* Star Fox 64
* The Legend of Zelda: Ocarina of Time
* The Legend of Zelda: Majora's Mask
* Mario Kart 64
* Mario Party
* Paper Mario
* Super Smash Bros.
* Wave Race 64

Além disso, a Nintendo teve grande apoio da parceira Rare, com muitos jogos celebrados:

* GoldenEye 007
* Banjo-Kazooie e sua continuação Banjo-Tooie
* Perfect Dark
* Blast Corps.
* Conker's Bad Fur Day
* Diddy Kong Racing
* Donkey Kong 64
* Jet Force Gemini
* Killer Instinct Gold
* Perfect Dark

O último jogo lançado na Europa foi Mario Party 3(2001), enquanto nos EUA foi Tony Hawk's Pro Skater 3, em 2002.

A Nintendo passou a usar mídias ópticas no GameCube, mas não CD/DVDs normais, mas o GameCube Optical Disc, Mini DVD difícil de piratear. O Nintendo Revolution usará DVDs um pouco maiores.

Emula+ disse...

Cores e edições especiais

Padrão

O Nintendo 64 primeiramente vem na cor cinza escuro, oficialmente "carvão".

Jungle Green/Extreme Green

O primeiro colorido, vindo apenas junto com Donkey Kong 64[2].

Série Multi-sabores

Seguindo os populares computadores iMac, foi lançada uma série de N64 usando plástico colorido translúcido. Haviam 6 cores, lançadas no Brasil como Kiwi (verde), Cereja (vermelho rosado), Anis(azul) , Jabuticaba (preto), Uva (roxo) e Tangerina (laranja).

Banana

Para o lançamento de Donkey Kong 64 foi lançado nos EUA um controle especial, cor amarela e pintado para parecer um cacho de bananas.

Ouro

Nintendo lançou um controle dourado para o Nintendo 64 no Japão, seguindo o lançamento de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Depois, controles e N64 dourados passaram a ser vendidos no resto do mundo. O kit console e controle dourados era exclusivo da loja norte-americana Toys "R" Us[3].

Pokémon Pikachu Nintendo 64

Um Nintendo 64 azul com um grande Pikachu em cima fora feito para promover jogos de Pokémon como Pokémon Stadium. O Japão também viu uma versão laranja.

Clear Blue and Red

Última versão, vendida junto com Super Mario 64. Clear Blue foi mais popular que Clear Red, porque o segundo parecia rosa.

Emula+ disse...

Inovações

O Nintendo 64 teve algumas "inovações" que não eram originais. O Atari Jaguar supostamente foi o primeiro console 64-bit (mas tinha diversos processadores que somados davam 64), o Vectrex foi o primeiro com alavanca analógica (Analog Stick) e o Bally Astrocade foi o primeiro com 4 entradas de controle. Mas o 64 foi o primeiro sistema popular com essas inovações.

Emula+ disse...

Nos Jogos
* Super Mario 64 - Super Mario 64 redefiniu os jogos de ação/plataforma em 3D, tendo influência direta na forma com que esses jogos são jogados hoje em dia. Tudo isto se deve à alavanca de controle analógica, já citada aqui, e ao design inovador de fases, dirigido por Shigeru Miyamoto.

Emula+ disse...

Recepção e vendas

No começo, o N64 teve boas vendas no Japão, mais não se garantiu. Mas nos EUA e Europa foi bastante bem-sucedido.

A Nintendo garantiu o segundo lugar na guerra de consoles, atrás do PlayStation, tendo os dois consoles 40%(N64) e 51%(PS) do mercado. Isso é garantido graças ás séries consagradas da Nintendo como Mario e Zelda, exclusivas de seus consoles, e apesar da imagem "infantil" da Nintendo, jogadores crescidos se atraíram por GoldenEye 007, Resident Evil 2, Shadow Man, Doom 64 e Quake II.

32 milhões de Nintendo 64 foram vendidos. Pouco comparado aos 100 milhões do PlayStation, mas facilmente superando o Sega Saturn e videogames posteriores como o Xbox e o GameCube

Anônimo disse...

PRATA MODERNA O SEU PRESENTE! ANEXO AO HIPER CONDOR NOVA RÚSSIA EM PONTA GROSSA

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

VEJA AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS >>>