História-do-Super-Nintendo


Bookmark and Share

11 comentários:

Emula+ disse...

Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, Super NES, SNES e no Japão como Super Famicom), é um videogame lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 nos EUA e 1992 na Europa. Seu código de modelo é SNS-001 e quando foi lançado para outros países e regiões, o código recebia a adição da sigla do país ou região.

O console utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 Mhz, e fora desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive, da sua principal concorrente até então, a SEGA. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ele tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos. Ainda assim o Super NES conseguiu superar o concorrente, mas apenas após a Sega passar a investir no seu próximo console, desprezando o Mega Drive.

O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Muitos também o consideram o melhor console da história[carece de fontes?], pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ele. O SNES foi oficialmente descontinuado em outubro de 1997, depois de render bilhões de dólares a Nintendo[carece de fontes?] e fazer o mercado doméstico de videogames ainda mais atrativo. O Super Famicom, versão japonesa do console, só foi descontinuado anos depois, em maio de 2004.

Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo.

Emula+ disse...

História

Sendo o sucessor do Nintendo Entertainment System (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), fora batizado com o mesmo nome acrescido de Super (Super NES e Super Famicom (Super Family Computer)).

Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa.

A versão européia do console (lançado em 1993) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e EUA é NTSC.

No Brasil, chegou oficialmente apenas no fim de 1993, lançado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e a Estrela), representante oficial da Nintendo no país à época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2002.

A Nintendo garantiu seu sucesso especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest.

O Super NES, após anos de sucesso, fora seguido pelo Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo. O N64 não obteve o mesmo sucesso do anterior, sendo superado pelo PlayStation.

Atualmente, utilizando emuladores como zSNES, Snes9X e uosnes, é possível emular os jogos de Super Nintendo no computador, com desempenho superior ao console original.

Emula+ disse...

Controle
Seu formato básico incluía um direcional digital, 4 botões em cruz (A, B, X e Y), 2 botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT).

Foi o primeiro controle a trazer "botões de ombro" (shoulder buttons) nas bordas, chamados L e R (Left e Right - Esquerda e Direita). Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.

Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a inclinação da cruz), Y e X, possuíam formato côncavo, enquanto os inferiores convexo. Tal formato, tornava a jogatina mais prazerosa em jogos como Super Mario World e Donkey Kong, em que o botão superior Y ficava permanentemente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente para outras funções.

A versão japonesa/européia do aparelho traz os botões em cruz em quatro cores diferentes: verde, azul, amarelo, vermelho, respectivamente aos botões Y, X, B e A, enquanto na versão norte-americana, os botões côncavos Y e X tinham coloração lilás e os botões convexos B e A azul marinho.

Emula+ disse...

Especificações Técnicas

* Principal:
o Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
o Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 Mhz (variável)
o Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)

* Gráfico:
o Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
o Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
o Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
o Paleta de cores: 32,768
o Número máximo de cores na tela: 256
o Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
o Número máximo de sprites: 128 sprites

* Som:
o Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
o Canais de som: 8 canais Sony S-DSP
o Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
o PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
o Som estéreo digital

* Outros:
o Resposta do controle: 16ms
o Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
o Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
o Mídia de armazenamento: cartucho com até 6MBs (ou 48Mbs)
o Sistema de cores: NTSC (60hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M : Brasil;

Emula+ disse...

Periféricos
Super NES Mouse
Super NES Mouse

O Super NES teve muitos acessórios:

* Super NES Mouse: lançado em 1992, é bastante semelhante a um mouse comum utilizado em computador. Tem dois botões e vem com um mousepad rígido para suporte. É ligado na mesma entrada do controle comum, e compatível com dezenas de jogos para Super NES. O mais conhecido deles é Mario Paint.
* Super Scope: arma de luz semelhante ao Zapper do NES, foi lançada em 1992. Uma inovação sem fio e com mira telescópica.
* Super Game Boy: adaptador que permite jogar cartuchos de Game Boy no SNES. Alguns inclusive com suporte a cores.
* Satellaview: modem exclusivo do Japão, inserido na parte de baixo do console. Funcionou de 1995 a 2000.
* Jetski Snes:se trata de um "controle" em forma jetski para simuladores.

Emula+ disse...

* Chips auxiliares

Os chips vinham em alguns cartuchos e faziam uma grande diferença nos jogos, melhorando muito a parte gráfica e sonora:

*
o Super FX: Utilizado em Star Fox, Stunt Race FX e Vortex;
o Super FX2: Utilizado em Doom e Yoshi's Island;
o SA-1: Utilizado em Super Mario RPG, incrementando o efeito gráfico 3/4;
o C4: Utilizado em Megaman X2 e Megaman X3;
o DSP: Utilizado em Mario Kart e Pilotwings;
o DSP-4: Utilizado em Top Gear 3000;
o S-DD1: Utilizado em Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean.

Emula+ disse...

Jogos
Segue uma lista de alguns dos jogos de maior sucesso lançados para o Super Nintendo

* Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
* Chrono Trigger
* Claymates
* Clay Fighter
* Clay Fighter 2
* Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!
* Super Mario All-Stars
* Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
* Donkey Kong Country
* F-Zero
* Final Fantasy II
* Final Fantasy III
* International Superstar Soccer
* Killer Instinct
* Mega Man X
* Mega Man X2
* Mega Man X3
* Mortal Kombat II
* Ultimate Mortal Kombat 3
* Sim City
* Super Street Fighter 2
* Super Bomberman
* Super Mario Kart
* Super Mario World
* Super Mario World 2: Yoshi's Island
* Super Metroid
* Actraiser
* The Legend of Zelda: A Link to the Past
* Top Gear

Emula+ disse...

Mario ?
Esse é um Mario que todo mundo deve conhecer. Como já dito, a primeira aparição de Mario se deu no arcade do Donkey Kong, criado em 1981. Mario possui o visual de hoje graças a fraca tecnologia de 1981:

Chapéu: Não haviam pixels suficientes para representar os movimentos dos cabelos enquanto Mario pulava, então Miyamoto deu a Mario um chapéu para cobrir os cabelos.

Bigode: De novo, devido � quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque Miyamoto queria que as pessoas notassem que Mario tinha um nariz.

Macacões: Para se ver os movimentos dos braço do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu a Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacões vermelhos para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis quando Mario Bros. estourou nos arcades.

Quando Super Mario Bros. foi lançado para o Nintendo Entertainment System, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Em Super Mario Bros. 2, Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então.

Emula+ disse...

cont... Mas o estrelato mesmo só viria em 1985, com o lançamento de Super Mario Bros., um dos primeiros jogos de plataforma do tipo side-scrolling. O
sucesso foi tanto que o game foi responsável pelo sucesso de vendas do console Nes. Super Mario Bros. é um dos jogos mais vendidos de toda a história dos videogames, nem mesmo suas continuações venderam tanto quanto ele (teve ainda duas continuações no Nes). Sem falar que foi o grande sucesso do designer de jogos japonês

Emula+ disse...

Super Mario Bros. do nintendinho 8 Bits é o título mais vendido de toda a história dos games, com 40 milhões de cópias vendidas no mundo todo e reconhecido pelo livro dos recordes Guinness. Durantes os seus 20 anos de estrada, inúmeros games foram lançados, e a franquia de Mario já chegou a vender mais de 180 milhões de unidades no mundo todo.

Emula+ disse...

Lançamento
1990-nov-21 (JAP)
1991-ago-13 (EUA)
1992-abr-11 (EU)
1992-jul-3 (AUS)
1993-Brasil (BR)

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

VEJA AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS >>>